O Centro Universitário Arnaldo Janssen – UniArnaldo – está com inscrições abertas para o Projeto de Extensão em Equoterapia, Cinoterapia e Intervenções Assistidas por Animais, uma iniciativa interdisciplinar que integra as áreas da Psicologia e Fisioterapia na promoção do desenvolvimento humano e do bem-estar por meio da interação terapêutica com animais.
O projeto, coordenado pela professora e fisioterapeuta Ana Paula Fagundes e pela professora Joana Pettersen Ferreira Oliveira, oferece aos estudantes de Psicologia uma oportunidade única de aprendizado prático e atuação social, fortalecendo a formação humanista e a experiência clínica com crianças e pessoas com deficiência.
As inscrições vão de 14 de novembro a 3 de dezembro de 2025 e podem ser realizadas pelo formulário eletrônico disponível aqui. Clique aqui e inscreva-se: https://forms.gle/sH1CVSPkg5X32MPf9
Uma vivência terapêutica e transformadora
O projeto reúne práticas de Equoterapia, Cinoterapia e outras Intervenções Assistidas por Animais, realizadas nos campi Funcionários e Pilar (Hospital Veterinário UniArnaldo). As sessões são estruturadas para favorecer o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social dos participantes, com base em atividades mediadas por animais – como cavalos e cães – que estimulam a autonomia, a autorregulação emocional e a coordenação motora.
Durante as sessões, o(a) estagiário(a) de Psicologia atua como mediador(a), oferecendo suporte físico e emocional aos atendidos, além de contribuir com o planejamento terapêutico, a observação comportamental e o registro das evoluções clínicas em conjunto com a equipe multiprofissional.
Quem pode participar
Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados no curso de Psicologia do UniArnaldo, a partir do 3º período. Ter experiência prévia com crianças com deficiência ou em Terapias Assistidas por Animais (TAA) é um diferencial, assim como sensibilidade, empatia e disposição para o trabalho com animais.
As entrevistas e avaliações dos candidatos serão realizadas no dia 4 de dezembro de 2025 (quinta-feira), das 13h às 17h, no Campus Funcionários.
A vaga de estágio disponibiliza bolsa no valor de R$690,00 mais vale-transporte, com carga horária de 20 horas semanais. Há também a possibilidade de participação como voluntário(a) no projeto.
Locais e horários das atividades
- Campus Funcionários: quartas-feiras, das 13h às 18h e sextas-feiras das 7hs às 12hs.
- Campus Pilar (Hospital Veterinário UniArnaldo): terças-feiras, das 13h às 18h | sábados, das 7h às 12h
As atividades terão início após a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e participação no treinamento introdutório com as professoras responsáveis.
Formação com propósito
Para a coordenadora do curso de Psicologia, professora Denise Salim Paes, o projeto expressa o compromisso do UniArnaldo com uma formação integral e sensível às necessidades humanas: “As Intervenções Assistidas por Animais oferecem um espaço de acolhimento, escuta e vínculo, em que o estudante de Psicologia vivencia, na prática, a potência terapêutica do afeto e da empatia.”
Informações importantes:
- Período de inscrição: 14 de novembro a 3 de dezembro de 2025
- Entrevistas: 4 de dezembro, das 13h às 17h – Campus Funcionários
- Bolsa: R$690,00 + vale-transporte
- Formulário de inscrição: Clique aqui para se inscrever




_mec.png)