Na última quinta-feira(4), o Centro Universitário Arnaldo Janssen – UniArnaldo, por meio do Centro de Valores – Jupic e dos cursos de Psicologia e Gastronomia, promoveu uma ação conjunta na sede do Projeto Sol, um espaço de acolhimento, cuidado e esperança para mulheres que buscam recomeçar. O evento “Sol que inspira: arte em movimento” teve como objetivo celebrar um ciclo de criação, movimento, cuidado e possibilidades junto à comunidade.
Idealizado pelo Avante Social – Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania e Saúde –, o Projeto Sol é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) localizada no coração de Belo Horizonte/MG. Atua como ponto de apoio e território de reconstrução para mulheres em situação de violência doméstica e de gênero, oferecendo um refúgio seguro e transformador. Com compromisso com a valorização da vida, da autoestima e da autonomia, o projeto atende mulheres em uso prejudicial de álcool e outras drogas; mulheres em situação de violência doméstica e de gênero; mulheres egressas do sistema prisional; e mulheres em privação de liberdade.
Para Helder Barbosa, do Centro de Valores – Jupic: “Essa ação, teve como objetivo possibilitar por meio da escuta, vivência e convivência o fortalecimento emocional, conscientização e ressignificação das mulheres vítimas de violência que são assistidas pelo projeto”.
O evento teve início coma apresentação dos resultados do Projeto Sol 2025, incluindo a exposição de trabalhos produzidos ao longo do ano nas oficinas – expressões vivas de histórias, talentos e transformações.
Na sequência, a professora do curso de Psicologia, Suellen Almeida, conduziu a oficina “Movimentando a Beleza”, seguida da oficina “Qualidade de Vida”, realizada pelo professor Marcelo Arinos e por estudantes de Psicologia. Todas as ações foram desenvolvidas sob a perspectiva da redução de danos, do autocuidado e das escolhas possíveis.
Durante a tarde, aconteceu ainda a oficina “Gastronomia Gourmet”, ministrada pelo professor e coordenador do curso de Gastronomia, Henrique Martins, juntamente com acadêmicos do curso. As participantes aprenderam a preparar deliciosas pipocas gourmet.
A ação conjunta mobilizou a comunidade acadêmica e membros da sociedade civil, reafirmando o compromisso do UniArnaldo com uma atuação ética e solidária, promovendo a dignidade humana e fortalecendo seu papel como agente de transformação social.




_mec.png)