TIC é uma sigla para tecnologias de informação e de comunicação, caracterizadas pela convergência entre hardware e software para automação de processos e para o compartilhamento de informações. São exemplos de TICs o computador, a internet, a televisão, o rádio e o telefone celular, dentre outros. A presença das TICs está entrelaçada ao conceito de sociedade de conhecimento. Essa sociedade trata o conhecimento como uma mercadoria, que precisa ser consumida por um sujeito responsável pela busca e pela produção desse saber.
Objetivo:
Debater o impacto das tecnologias de comunicação e informação (TICs) nas subjetividades contemporâneas, a partir da compreensão das mesmas como ferramenta paradoxal, pois representa um avanço em termos de produção de conhecimentos pautados na interação, cooperação, criatividade e engajamento, mas que contribui para fenômenos como a captura generalizada de informações pessoais, criação de nichos para a manipulação de informações, incentivo ao consumismo, ao individualismo, à falta de privacidade e ao ciberbullying, colocando as subjetividades em ameaça.